sexta-feira, 23 de julho de 2010

AS TÉCNICAS DA SEMEC ANA MARIA LUIZ E MARIA DE FÁTIMA MOURA ESTIVERAM NESTA QUINTA FEITA (22), NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PARTICIPANDO DA QUINTA EDIÇÃO DO ENCONTRO ESTADUAL DO FÓRUM DA REDE POTIGUAR DE ESCOLAS LEITORAS.

O EVENTO REUNIU PROPOSTAS E DEBATEU O CONTEÚDO DO DOCUMENTO "MANIFESTO POR UM RIO GRANDE DO NORTE DE LEITORES", CUJO LANÇAMENTO ESTÁ PREVISTO PARA 0 4º SEMINÁRIO POTIGUAR PRAZER EM LER NO INÍCIO DE SETEMBRO EM NATAL.

A INTENÇÃO É SENSIBILIZAR A SOCIEDADE, EDUCADORES, DIRIGENTES DE ESCOLAS, DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E GESTORES PÚBLICOS EM GERAL PARA A CRIAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PROMOÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NO RIO GRANDE DO NORTE.

A IDEIA É QUE SEJAM DEBATIDOS OS ANSEIOS DA SOCIEDADE SOBRE O QUE PODE SER FEITO PARA QUE O ESTADO E MUNICÍPIOS SE TRANSFORMEM EM PROMOTORES DA LEITURA LITERÁRIA.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNCIPAL DE CURRAIS NOVOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
SUBCOORDENADORIA DE ENSINO

Resultado do II CONCURSO LITERÁRIO FESTA DO AGRICULTOR
Homem do Campo: Exemplo de vida para novas gerações


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Currais Novos, em consonância com a Festa do Agricultor 2010 realizou o II Concurso Literário na categoria POEMAS, e visa o envolvimento das unidades do Campo do Município. Segue abaixo os ganhadores do Concurso Literário:


1. Dos ganhadores:
a) Categorias 4º e 5º ano;
• 1º Lugar: Matheus Vitor Araújo Ferreira, aluno do 5º ano da Escola Municipal Cipriano Lopes Galvão. Professora Maria Dilza Medeiros Vieira;
• 2º Lugar: Maria Beatriz Silva Regis, aluna do 4º ano da Escola Antonio Bezerra Salustino Barreto. Professora Francisca Lina;

b) Categorias 6º ao 9º ano;
• 1º Lugar: Waleska Mariano Pereira, aluna do 9º ano da Escola Municipal Cipriano Lopes Galvão. Professora Maria José da Silva
• 2º Lugar: Jéssika Fernanda Morais Bezerra, aluna do 6º ano da Escola Municipal Cipriano Lopes Galvão. Professora Edneide Maria dos Santos

2. Da Divulgação:
2.1 .A publicação dos textos selecionados está no blog SEMEC EM AÇÃO, no endereço http://rascunhossemec.blogspot.com
1º Lugar – Categoria 4º e 5º ano
Matheus Vitor Araújo Ferreira, aluno do 5º ano da Escola Municipal Cipriano Lopes Galvão. Professora Maria Dilza Medeiros Vieira;



Sou um aluno do campo
Honesto e trabalhador
Aqui está minha origem
Sou filho de agricultor
Hoje cultivo a terra
Amanhã serei doutor.

O agricultor é um mestre
No campo é um professor
Semeia e respeita a terra
Com sabedoria e amor
Meu pai herdou esse dom
Herança do meu avô.

Esse agricultor valente
Trabalha com emoção
Respeita o meio ambiente
E cultiva as plantações
Por isso é exemplo de vida
Para as novas gerações

O pequeno agricultor
Cultiva para o patrão
O solo que ele planta
Zela com dedicação
Mesmo nas terras alheias
Faz tudo com perfeição


Sempre no raiar do dia
Ele tem nobre missão
Tira o leite da vaquinha
As vezes de pé no chão
Alimenta os seus filhos
E os filhos do patrão

O homem do campo é livre
Forte por sua grandeza
Dorme ao som do vento
Nos pastors da natureza
Respeita esse nobre bioma
E experimenta sua beleza

Os desafios do campo
É quando a chuva não vem
Sobre o homem e as plantas
Sofre os animais também
E a terra fonte de vida
Não alimenta ninguém

É esta a realidade
Do agricultor do sertão
Desbravador da caatinga
Das terras e plantações
Um grande exemplo de vida
Para as novas gerações
2º Lugar – Categoria 4º e 5º ano
Maria Beatriz Silva Regis , aluna do 4º ano da Escola Antonia Bezerra Salustino. Professora Francisca Lina


Homem do Campo


Homem do campo
Guerreiro valente
Traz o sustento
Para muita gente

Herói sem medalha
Vencedor sem vitória
Que deixe suas marcas
Em toda história

Sua vida é marcada
Por superações
Ent]ao ele é um grande exemplo
Para as próximas gerações

No campo trabalha
Para sobreviver
Batalha bastante
Pra na vida vencer


Um garnde homeme
De atitude honrada
Tem muito trabalho
Pra ganhar quase nada

E uma grande inspiração
Para as novas gerações
Para fazer evoluir
As mais diversas nações


Se todo mundo fizesse
Tudo tudo que ele faz
Nossa nação ficaria
Com saúde, força e paz.
1º Lugar – Categoria 6º ao 9º ano
Waleska Mariano Pereira , aluna do 9º ano da Escola Municipal Cipriano Lopes Galvão. Professora Maria José da Silva

Homem do Campo: exemplo de vida para novas gerações


O homem do campo
Da terra cultiva o pão da vida
Traz felicidade pra quem acredita
Que o sertão é exemplo de vida

O homem do campo
Tira da terra sua comida,
Pois vive da plantação
Que é sua fonte de vida!

O homem do campo
Faz da terra sua vida
Com toda dedicação
Isso é a tradição!

No campo nascem flores,
No bosque nascem vidas.
O homem planta esperança
Para melhorar sua vida.

O homem do campo
É abençoado por Deus.
Quando a chuva molha o chão,
Planta o milho e o feijão.




O homem agricultor
Cultiva a terra com amor,
Trabalha de sol-a-sol
Mostrando o seu valor!

Da vida aprendi uma linda lição
Com o homem do campo a cuidar da plantação.
E o sertão é um lugar
Que me dá muita emoção!

O homem do campo é exemplo de dedicação
Para toda populaçao
E para nova geração
De como cuidar da plantação.

A nova geração
Tem admiração pelo agricultor
Que é homem de valor
E tem grande sabedoria
Pra lutar no dia-a-dia

Mas veio a tecnologia
Que antes não existia
Que hoje traz alegria
Para no nosso dia-a-dia,
Trazendo informações
Para as novas gerações!
2º Lugar – Categoria 6º ao 9º ano
Jéssica Fernanda Morais Bezerra , aluna do 6º ano da Escola Municipal Cipriano Lopes Galvão. Professora Edneide Maria dos Santos


O homem agricultor
Ele é trabalhador
Com e enxada na mão
Semea no roçado até o sol se por

O homem do campo
Valoriza o seu trabalho
Com alegria vive a trabalhar
E acorda logo cedo para não se atrasar

O trabalhador é guerreiro
Vai a sua luta
Para ser alguém na vida
Vive sempre na labuta

O homem trabalha para
Sustentar a sua família
E cuidar dos seus filhos
Para serem alguém na vida

O agricultor é valente
Ele não ganha o bastante
Tem que muito trabalhar
E a semente fazer frutificar

O homem do campo
Exemplo de vida
Para novas gerações
Assim diz o tema
Com grandes emoções

Festa do agricultor esse é uma ocasião
Para as pessoas do campo
Virem de toda região
Saudar a mãe Sant’Ana
Com grande devoção

Vivendo o projeto de evangelização
Nesse ano da juventude
Que tem como uma missão
Impulsionar os jovem efetiva participação
E o agricultor ajudando as novas gerações

Esses versos eu encerro
Com fé e muito amor
Implorando a Sant’Ana sua proteção
Para os jovens e o agricultor

Eu convido a mãe e o pai
Para irem ao desfile
E na festa da colheira
Todos os agricultores brilhem
E Senhora Sant’Ana nos abençõe
E sempre no guie.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

FORMAÇÃO CONTINUADA - FOCO GN10

Realizou-se nesta quinta-feira mais um encontro do FOCO GN10 com a seguinte pauta:

. Acolhida
. Leitura compartilhada
. Termômetro da Educação - IDEB
. Trabalho em grupo:
.. Objetivos da EPT
.. Relação entre a qualidade e a alfabetização plena
.. Alfabetização de criança e não alfabetização de jovens e adultos
.. Alfabetização, aprendizagem e fluxo escolar
. Estudo do texto: O que se compreende por Competência e Habilidade?

Reunião Administrativa
. Calendário Escolar
. Recesso Escolar
. Orientações PDE_ESCOLA
. Oficinas do PROLER
. Selo UNICEF
. Festa do Agricultor
. Sistemática do IAS

terça-feira, 6 de julho de 2010

RESULTADO DO IDEB

Natal, 06 de Julho de 2010
Estado melhora índices do Ideb
Publicação: 06 de Julho de 2010 às 00:00
O Ministério da Educação divulgou ontem, 5, os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). No Rio Grande do Norte os índices apresentaram uma melhora em relação à avaliação anterior, realizada em 2007.
Rodrigo Sena Escola Nossa Senhora da Guia chama atenção pela organização, limpeza e disciplina dos alunos
Na Educação Fundamental - primeiro ciclo, que corresponde aos alunos da 1ª a 4ª séries, o indicador passou de 3,0 em 2007 para 3,5 em 2009. No segundo ciclo, aquele onde estão incluídos os alunos da 5ª a 8ª séries, o índice foi menor, saindo da marca dos 2,7 pontos para 2.9. Já o ensino fundamental passou de 2.6 para 2.8.

Para o secretário de estadual de Educação, Otávio Augusto de Araújo Tavares, no contexto geral o Rio Grande do Norte melhorou por ter mantido o 5º lugar na avaliação do ensino médio, subindo uma posição no ensino fundamental - segunda fase e perdendo apenas um índice no primeiro ciclo do ensino fundamental.

Em Natal, o índice foi o mesmo de 2007 – 3,7 pontos, mas o número de reprovações aumentou. De acordo com o secretário municipal de Educação, Edivan Martins, o aumento de reprovações aconteceu por causa da mudança na avaliação dos alunos, antes só existiam reprovações daqueles que abandonavam a sala de aula, mas agora a avaliação é real, aluno por aluno: “estamos priorizando o ensino de qualidade, queremos aprovar os alunos que têm condições de passar para a série seguinte”, afirmou.

As escolas com avaliação inferior, como a Francisco de Assis Varela de Felipe Camarão com nota 0,5, terão um trabalho mais intenso por parte da secretaria. Uma parceria com a universidade para capacitação dos professores será firmada, além da implementação do projeto ‘Escola Aberta’, a ser lançado em agosto, buscando favorecer a interação entre professores, alunos e comunidade.

Na opinião de Cláudia Santa Rosa, coordenadora de projetos do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), o aumento não foi significativo, demonstrando a necessidade urgente de desenvolver políticas públicas na área de educação, instituindo um currículo escolar com o mínimo do conteúdo a ser trabalhado pelo professor em sala de aula e com os dias de efetivo exercício em sala de aula.

A professora acrescenta que a prática pedagógica trabalhando o conteúdo que o aluno necessita aprender é fundamental para aumentar o índice no Estado. “Deve existir clareza na prática pedagógica, regularizada no ensino, com a devida reposição das aulas quando houver ausência de professor”, declara.

A diretora do IDE, Eleika Bezerra, disse que os índices serão avaliados pelo instituto para possibilitar a elaboração de um plano de ação voltado para a melhoria da qualidade do ensino público, mas que não substitui a atuação do estado, verdadeiro responsável pelo ensino de qualidade no país.

Escola de Parnamirim é considerada exemplo

Em Parnamirim, município da Grande Natal, uma escola pública é exemplo de que mesmo com poucos recursos, é possível oferecer um bom ensino. E a qualidade não está apenas no aprender Português ou Matemática, que deu a Escola Municipal Nossa Senhora da Guia, o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), 6,4.

O diferencial é percebido logo que se chega à escola. A organização e a limpeza impecável do prédio chamam a atenção. Os 471 alunos só assistem às aulas se estiverem devidamente uniformizados. Saia para as meninas e bermuda para os meninos.

“Buscamos não apenas educar, mas promover humanamente a pessoa. Não é porque os alunos são menos abastados que a escola vai ficar a toa”, diz irmã Salomé Oliveira Soares, que está a frente da escola há 26 anos. Para ela, o bom desempenho da Escola Nossa Senhora da Guia - que oferece desde a Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental - é resultado do trabalho em equipe realizado pelos professores e os outros servidores.

“Dificuldade para conseguir recursos a gente sempre tem. Por exemplo, recebemos os computadores da sala de informática em janeiro, mas até agora eles não foram instalados porque não temos bancadas. Mas não é por isso que vamos desanimar. Além disso, nossos professores são bastante comprometidos”, completou a irmã.

Segundo a vice-diretora, Rosilda Cunha de Oliveira, a escola recebe a mesma quantidade de recursos que outras instituições. Para ela, com um pouquinho de administração e boa vontade pode-se ir mais longe do que se imagina.

Além das disciplinas tradicionais os alunos contam com aulas de boas maneiras, recreação, reforço semanal, acesso à biblioteca, sala de leitura. O resultado disso tudo não poderia ser diferente: crianças satisfeitas e bem educadas.

“Aqui a educação é bem melhor, a gente tem bastante atividade legal para fazer. Eu prefiro muito mais a Nossa Senhora Daguia do que a minha escola de antes”, conta Gabriel Nunes de Moura, de 7 anos que faz o 2º ano do Ensino Fundamental.

Para Maria Helena Lima, que tem a mesma ideia de Gabriel, a escola é um referencial de sucesso, que ajudou a irmã dela. “Minha irmã estudou aqui desde novinha e hoje está no IFRN, cursando Mineração. Graças a essa escola”, diz Maria.

Já Bárbara Fernandes Medeiros, 8 anos, a biblioteca faz toda a diferença. “Aqui tem vários livros para gente ler e ainda pegar emprestado para levar para casa. E para mim isso é muito bom porque gosto de ler”, conta.

Mas não são apenas os alunos que gostam da escola. Na Nossa Senhora Daguia, os professores trabalham satisfeitos. “Aqui tem disciplina, responsabilidade e todo mundo é compromissado”, diz a professora do 5º ano do Ensino Fundamental,Maria José Belchior Silva.

A mesma opinião de Ângela Tertuliano, que fez todo o o Ensino Fundamental na escola e hoje faz parte do quadro de docentes efetivos. “O grupo tem vontade de trabalhar, de oferecer uma boa educação. Os recursos são poucos, mas dá para fazer um bom trabalho”, diz a professora.

Índice é calculado a cada dois anos

O Ideb utiliza como fatores o rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e as médias de desempenho na Prova Brasil na análise da qualidade da educação.

A Prova Brasil é um teste de leitura e matemática para turmas de quarta e oitava séries (ou quinto e nono anos) do ensino fundamental. Os alunos do ensino médio fazem o Saeb, avaliação por amostra, que também avalia habilidades em língua portuguesa e matemática. No ano passado, as avaliações foram aplicadas a 2,5 milhões de alunos da quarta série (quinto ano), 2 milhões da oitava série (nono ano) e 56 mil do ensino médio.

Calculado a cada dois anos, o índice foi divulgado a primeira vez em 2005. Naquele ano o RN tinha a marca de 2,6 nos dois níveis: fundamental e médio. A meta instituída pelo Ministério da Educação para 2009 foi superada em todos os níveis, mas o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, chegue à nota seis em 2021 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos. Algumas escolas já conseguiram superar essa meta. É o caso da escola Municipal NS da Guia, em Parnamirim, com índice 6,4.

Essa escola adotou medidas simples mas eficientes para se tornar destaque na qualidade de ensino: organização e limpeza são perceptíveis logo na entrada da escola que mantém 471 alunos devidamente uniformizados, priorizando a leitura e educação humanizada como base de ensino.

Apesar dos índices demonstrarem melhora no país, 24% dos municípios brasileiros ficaram abaixo da meta estipulada para 2009 no ensino fundamental - primeiro ciclo e 15% menor, em relação ao segundo ciclo. As cidades do RN que tiveram as piores avaliações foram Caiçara do Norte, Espírito Santo, Parazinho e Riacho da Cruz com 2,3; Sítio Novo e Afonso Bezerra com 2,5 e a terceira pior nota foi a de Bom Jesus, 2,6. Até o fechamento dessa edição não houve retorno dos municípios.